terça-feira, 28 de abril de 2015

Soldagem dos componentes

Nesse post iremos detalhar a soldagem dos componentes na placa.

1º Passo: Improvisar uma bancada com os seguintes materiais, observe as imagens:

Fonte: Autor
Multímetro - Fonte: Autor

Layout da placa em mãos- Fonte: Autor
Link para download do Layout: http://www.arduino.cc/en/uploads/Main/ArduinoSeverinoMountingDiagram.png
Alicate de corte - Fonte: Autor

Tíner e escova de dente - Fonte: Autor
Fonte: Autor

2º Passo: Com o ferro de solda já quente, começamos a soldagem dos componentes.

Para soldar aproxime o ferro de solda do terminal do componente e logo em seguida aproxime o estanho, espere 3 segundos e retire o ferro e o estanho ao mesmo tempo. Assim a solda ficará no terminal do componente. Observe:

Aproximando o ferro do terminal do componente - Fonte: Autor

Aproximando o estanho do terminal - Fonte: Autor












Observe nas imagens o resultado:

Fonte: Autor
Após soldar, com o alicate de corte, retire as "perninhas dos componentes" para facilitar a soldagem dos próximos.

Fonte: Autor


Repita os passos para todos os componentes obtendo o seguinte resultado final:
Fonte: Autor

Fonte: Autor
Até o presente momento, estamos aguardando a chegada do processador e de seu soquete para realizarmos a soldagem dos mesmos e finalizar a placa.

OBSERVAÇÕES:

  • Observar sempre a polaridade dos componentes e de acordo com o diagrama verificar como deve ser soldado o componente.
  • Para soldar os LEDS, é necessário saber a cor de cada um deles. Para saber a cor do LED, pode-se usar o multímetro na escala de diodos. Coloque as pontas de prova nos terminais dos LED's e ele acenderá.
Fonte: Autor
  • Para posicionar o "botão Reset" da correta maneira na placa são necessários os seguintes procedimentos: 
    1. Multímetro na escala de diodos;
    2. Colocar as pontas de prova em duas "perninhas" aleatórias do botão. Se o multímetro apitar quer dizer que os contatos estão interligados.
    3. Caso o multímetro só apite ao apertar o botão, quer dizer que os contatos não estão interligados, e só se interligarão caso apertar o botão.
Fonte: Autor
DIFICULDADES:
  • Quando os componentes estão muito próximos um do outro, as vezes na hora de soldar, sem querer, uma solda ficava "grudada" na outra, então era necessário remover a solda com o sugador e soldar novamente. Porém se os componentes estivessem na mesma trilha, as soldas podiam ficar "grudadas".
  • Como foi a primeira vez que soldamos, acabamos queimando parte da trilha porque mantivemos o ferro de solda posicionado nela por um tempo maior que o devido. Então, foi necessário refazer algumas trilhas. Com os mesmos procedimentos que ensinamos no post "Consertando trilhas da placa".
Por enquanto é isso, até o próximo post!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho. Só umas dicas: o ferro de soldar tem a ponta muito grossa, por isso as soldas vizinhas se uniam. Estanho de diâmetro menor também pode ajudar nisso. Os furos parecem ser muito largos, o que pode ter contribuído para danificar algumas ilhas e trilhas com superaquecimento. Utilizar broca mais fina nas ilhas menores pode resolver isto. E por último, se soldar todos os componentes de menor altura primeiro, não será necessário dobrar os terminais antes de soldar, para evitar que caiam. Aí a solda vai ficar mais cônica, e também não vai unir soldas vizinhas. Por exemplo: primeiro os resistores e diodos, depois cristal e botão, e assim por diante: os componentes ficam na posição certa, pois ficam apoiados na bancada.

    ResponderExcluir